Deu certo: união entre uma russa e um brasileiro cria rede de estúdios
O encontro dos caminhos da russa Olga Radionova e do brasileiro Cássio Pantoja levou ao desenvolvimento da Bela Russa, estúdio especializado no Método Russo Original de cuidado com as unhas.
O ano de 2017 marcou a chegada de Olga ao Brasil e o início de uma transformação completa em sua vida. Nascida no Cazaquistão e formada em Contabilidade, ela deixou sua carreira para trás ao aceitar o convite do então namorado, o cineasta e publicitário Cássio Pantoja, para viver em São Paulo (SP).

Pouco tempo após chegar à capital paulista, Olga começou a procurar por um salão onde pudesse cuidar das unhas — prática habitual em sua vida desde a adolescência. Foi surpreendida ao perceber que, no Brasil, é comum o uso de alicates para a remoção das cutículas, esmaltação borrada nas laterais dos dedos e a prática de “fazer as unhas” semanalmente devido ao rápido crescimento das cutículas.
“Minha primeira impressão ao ver as mulheres sentadas nas cirandinhas, que são baixas e desconfortáveis para trabalhar, correndo atrás das clientes de um lado para o outro no salão enquanto elas faziam os cabelos, em uma tentativa de conseguir terminar as unhas, foi de que estava vivendo uma cena da novela ‘A Escrava Isaura’, exibida pela TV Globo na década de 1970 e que foi exportada para diversos países em todo o mundo. Nunca havia visto nada semelhante. As manicures que eu conhecia até então trabalhavam sentadas à mesa, posicionadas na mesma altura da cliente, com postura adequada e ergonômica para o desenvolvimento das atividades, de forma que os diálogos pudessem se desenvolver olhos nos olhos”, conta.
Outra surpresa para Olga foi ver que as cutículas são literalmente cortadas e que na hora do embelezamento das unhas é comum lambuzar até as laterais dos dedos, ao redor das unhas, com os esmaltes e fazer a remoção da tinta borrada com acetona.
“Em vez de sair com as unhas lindas, muitas vezes a cliente acaba sofrendo cortes e sai machucada ou com alergias aos químicos utilizados. Achei estranho e até agressivo.
Apenas no Brasil as unhas são feitas dessa forma”, diz Olga, que cresceu cuidando de suas unhas com o método russo original, pelo qual a remoção das cutículas é feita com um aparelho de microdermoabrasão, que ajuda a reduzir o crescimento das cutículas, e há aplicação do esmalte com precisão, o que elimina as chances de desenvolvimento de alergias.
“Poucas pessoas sabem, mas é o uso do alicate e a remoção da cutícula com instrumento de corte que estimula o sistema imune a produzir mais cutículas e acelera o seu crescimento. Por isso, nesse método convencional, existe a necessidade de ‘fazer as unhas’ semanalmente”, explica a especialista.
Depois de diversas tentativas frustradas de fazer as unhas em salões por São Paulo, Olga Radionova enxergou na sua necessidade a oportunidade de desenvolver no Brasil um modelo de negócios baseado na forma de fazer as unhas como ela estava acostumada. Afinal, o Método Russo Original é uma das formas mais seguras de cuidar das unhas, é a técnica que mais cresce no mundo, existe há mais de 50 anos e é utilizada em diversos países. Então, ela resolveu que junto com a nova vida no Brasil também se dedicaria a uma nova profissão, que sempre amou, mas que deixou de lado pela segurança e estabilidade que a Contabilidade oferecia às mulheres em sua terra natal. Com o apoio de Cassio Pantoja, Olga buscou no exterior todos os equipamentos e aparatos necessários, fez cursos, aperfeiçoou suas habilidades e, finalmente, deixou a carreira como contadora para trás.
Pouco tempo depois, criaram a RNSA School, a primeira escola brasileira especializada no ensino do Método Russo Original de cuidado com as unhas, cujo propósito era formar especialistas no método original, sem adaptações, com qualificação de alto nível, para que pudessem se destacar no mercado de trabalho, seja no Brasil ou em qualquer outro país do mundo.
A essa altura, Olga Radionova já era considerada a maior autoridade nas técnicas do Método Russo Original no Brasil. Ao longo de 3 anos, ajudou a formar dezenas de alunas. Foi justamente o rápido crescimento e a repercussão da RNSA School nas redes sociais que projetaram seu trabalho no país.
A RNSA School se tornou o centro de capacitação exclusivo de profissionais especializadas no Método Russo Original de cuidado com as unhas e representa um dos maiores diferenciais competitivos do negócio. Representa também o ponto de partida da Bela Russa, marca que Olga e Cássio construíram para levar ao público brasileiro a experiência completa do Método Russo Original.
A primeira unidade Bela Russa nasceu a partir de um projeto de acreditação conduzido pela RNSA School, que estruturou desde o recrutamento e a capacitação das manicures até a padronização do estúdio, garantindo conformidade total com os padrões russos.
“O estúdio abriu as portas e, em poucos meses, já tínhamos fila de espera. As clientes se surpreendiam com a precisão, a segurança e o acabamento impecável do método. Foi ali que percebemos, de verdade, a força da Bela Russa e como ela poderia transformar a forma de cuidar das unhas no Brasil”, relembra Olga Radionova.
A RNSA School consolidou-se como centro exclusivo de formação de especialistas no Método Russo Original, assegurando alto nível de qualificação às profissionais. Complementando essa estrutura, a RNSA Hunter passou a cuidar de todo o processo de recrutamento e seleção de manicures, identificando talentos com perfil adequado para se tornarem verdadeiras especialistas no método.
A trajetória da primeira unidade mostrou que o Método Russo Original poderia transformar a forma de cuidar das unhas no Brasil, revelando um modelo de negócio sólido, diferenciado e com enorme potencial de expansão.