Dúvidas Frequentes
Explore abaixo as perguntas mais comuns feitas por nossas clientes e encontre as informações que você procura para desfrutar de uma experiência única e transformadora em cuidados com as unhas.
Sobre a Bela Russa
A Bela Russa é a maior rede de estúdios do Brasil, 100% especializada no Método Russo Original de cuidados com as unhas. Temos orgulho do nosso slogan, que captura a nossa essência: "Sem Alicate, Sem Alongamento, Sem Comparação". Nossos pontos fortes incluem uma equipe de padrão internacional, agendamento prévio, tratamento individualizado e um ambiente luxuoso e relaxante, que remete a um autêntico spa para as mãos. Além disso, garantimos uma experiência padronizada com aparelhos importados e insumos certificados na Europa.
O Método Russo é uma combinação de técnicas e princípios russos que oferece uma solução completa para o cuidado com as unhas. As técnicas de Manicure com Aparelho, Esmaltação de Alta Precisão e Restauração de Unhas Danificadas são aliadas a princípios como a valorização das unhas naturais, o bem-estar da cliente e a visão de cuidado a longo prazo. Entre seus diferenciais, estão os procedimentos livres de lesões, a desaceleração do crescimento da cutícula e a capacidade de oferecer unhas naturais longas. Tudo isso com um resultado estético superior e durabilidade de até 1 mês, inclusive para a cutícula.
Realizada completamente a seco e com o uso de fresas profissionais, a Manicure com Aparelho se destaca como o procedimento mais emblemático do Método Russo. Essa técnica utiliza um processo conhecido por microdermoabrasão, um tipo de peeling mecânico que remove cutículas e microcalosidades dos dedos de forma super delicada e completamente livre de lesões. Por não comprometer o sistema imunológico, sua cutícula vai passar a crescer mais devagar, eliminando de vez aquelas pelinhas desagradáveis. Reunidas, essas vantagens fazem da Manicure com Aparelho a solução definitiva para todos os tipos de cutículas.
A Esmaltação de Alta Precisão complementa a experiência das nossas clientes, adicionando uma camada protetora com a curvatura ideal e um brilho intenso, que manterão suas unhas bonitas e protegidas por até 30 dias. Essa técnica é a principal responsável por garantir o crescimento saudável das unhas naturais, eliminando para sempre a necessidade de próteses ou alongamentos artificiais. Com uma aplicação cuidadosa e precisa, essa técnica também previne o contato do esmalte com a pele, reduzindo o risco de alergias e outras reações adversas.
Por mais que as unhas estejam fortes e bem protegidas, é praticamente impossível evitar incidentes causados pelos impactos do dia a dia. Pensando nisso, as russas desenvolveram uma técnica de restauração que utiliza materiais avançados, capazes de imitar a aparência das unhas naturais e proporcionar o mesmo conforto no uso diário. Com essa técnica, nossas profissionais conseguem restaurar a aparência original de unhas lascadas, quebradas ou roídas. Isso significa que você nunca mais precisará sacrificar todas as suas unhas só por causa de uma única unha danificada.
Antes de Agendar
De 2 a 3 horas. O tempo necessário varia conforme as condições e necessidades específicas das unhas de cada cliente, bem como do serviço selecionado. Embora a sessão possa parecer longa inicialmente, a durabilidade de até 30 dias proporcionada pelo Método Russo efetivamente economiza tempo. A eliminação da necessidade de manutenção semanal, comum em técnicas convencionais, representa a solução perfeita para clientes ocupadas que buscam cuidados de longa duração, e que não atrapalhem a sua rotina.
Sim. Solicitamos às clientes que não removam as cutículas por pelo menos 7 dias antes do serviço e que evitem usar creme hidratante nas mãos no dia da sessão. Caso você tenha alongamentos ou esmaltes nas unhas, não há necessidade de remover antes do atendimento. Nossas profissionais realizarão a remoção de maneira segura e sem custos adicionais. Como qualquer procedimento estético, recomendamos o Método Russo para pessoas a partir dos 16 anos, pois consideramos que até essa idade o organismo ainda está em desenvolvimento.
Sim. Este é o primeiro passo para conquistar unhas naturais longas e saudáveis. A remoção é uma cortesia para as clientes na primeira sessão, realizada por profissionais altamente treinadas para garantir total segurança e integridade das suas unhas. Se elas já chegarem danificadas, temos soluções para restaurar suas unhas até a completa recuperação. Após 3 ou 4 sessões, suas unhas atingirão o comprimento ideal, libertando você das próteses artificiais de uma vez por todas.
Saúde & Segurança
Não. É exatamente o contrário: o Método Russo incentiva o crescimento de unhas naturais mais fortes e saudáveis. O desgaste das unhas geralmente está ligado às práticas inadequadas de alongamento, como lixar a superfície das unhas ou o uso de produtos químicos prejudiciais, como a acetona. Infelizmente, danos nas unhas também são comuns devido à baixa capacitação das profissionais que falham no processo de remoção. Na Bela Russa, não realizamos o lixamento da superfície, não usamos acetona e garantimos uma remoção 100% segura.
Muitas brasileiras acreditam que é impossível ter unhas longas sem recorrer a extensões artificiais, mas isso é um equívoco que foi perpetuado pela indústria dos alongamentos. O Método Russo oferece uma solução completa para recuperar e valorizar até as unhas mais frágeis. Além da técnica de Restauração de Unhas Danificadas, que recuperam a forma original das unhas, a Esmaltação de Alta Precisão adiciona uma camada protetora com acabamento impecável e um brilho intenso, permitindo que suas unhas cresçam fortes e saudáveis.
Sim. O hábito de roer as unhas, conhecido como onicofagia, está relacionado a fatores emocionais, normalmente ansiedade ou estresse. Embora na Bela Russa não nos dediquemos ao tratamento de questões médicas, caso a cliente decida combater esse comportamento, o Método Russo pode se tornar um forte aliado. A técnica de Restauração de Unhas Danificadas desempenha um papel essencial nessa jornada, ajudando não só a recuperar e fortalecer as unhas naturais, mas também a devolver algo ainda mais valioso: a autoestima de nossas clientes.
Sim. Embora os quadros alérgicos sejam imprevisíveis, acreditamos que vale a pena você considerar o Método Russo. Isso porque muitas reações são causados não apenas por produtos químicos prejudiciais, mas também pela maneira como é feita a aplicação. Na técnica brasileira o esmalte é passado sobre as unhas borrando a pele, para só depois ser corrigido com o palito e acetona. Já na Esmaltação de Alta Precisão, o esmalte é aplicado apenas sobre a unha, evitando o contato entre a química e a pele, reduzindo o risco de desencadear alergias.
Sim. Muitas de nossas clientes chegam até nós com realmente muita cutícula, enfrentando há anos o desagradável crescimento acelerado, provocado pelo alicate. Entendemos a sua preocupação e temos convicção de que o Método Russo é a solução ideal para você. Por não agredir o sistema imunológico, como é o caso do alicate e outros instrumentos de corte, a Manicure com Aparelho desacelera o crescimento da cutícula. Após 3 ou 4 sessões, você verá uma diferença surpreendente na sua cutícula, que não mais vai crescer tanto, nem soltar pelinhas, dispensando a remoção semanal.
Sim. Nas mãos de profissionais altamente capacitadas, como as da Bela Russa, as fresas, como são chamadas, são muito mais seguras do que os instrumentos de corte. Ao contrário do alicate, que é projetado para cortar, as fresas trabalham por microdermoabrasão, esfoliando suavemente as cutículas e calosidades dos dedos. Devido à delicadeza e segurança desse processo, a Manicure com Aparelho é considerada o procedimento mais avançado e menos invasivo da atualidade, se tornando a solução ideal para todos os tipos de cutículas, especialmente as mais sensíveis.
Sim. O Método Russo é uma escolha especialmente benéfica para pessoas com pele sensível, dificuldades de cicatrização ou alterações hormonais. A Manicure com Aparelho remove cutículas e calosidades por meio de microdermoabrasão, sem agredir o sistema imunológico e prevenindo lesões e sangramentos, comuns nos procedimentos com alicate. Já a Esmaltação de Alta Precisão não apenas utiliza materiais com certificações europeias, mas também aplica o produto de maneira que não entre em contato direto com a pele, prevenindo alergias e outras reações.
Nossos Serviços
Não. Embora o Método Russo Original contemple soluções tanto para o cuidado das mãos quanto para os pés, na Bela Russa optamos por nos especializar exclusivamente em procedimentos para as mãos. Essa estratégia reforça nosso compromisso com a excelência e elevado padrão de qualidade, pois acreditamos que quanto mais nos especializamos, mais capacitados estamos para fornecer serviços que atendam ao nosso alto grau de exigência.
Não. Sabemos que, no Brasil, fazer as unhas toda semana é uma tradição. No entanto, isso se deve principalmente à baixa qualidade dos esmaltes e ao uso constante do alicate, que acelera o crescimento da cutícula. Mas realizar procedimentos estéticos com uma frequência exagerada acaba sendo prejudicial para a saúde das unhas. Por isso, na Bela Russa, o intervalo mínimo entre as sessões é de 15 dias. Mas não se preocupe, o Método Russo garante cores vibrantes e brilho intenso, com cutículas sem soltar aquelas desagradáveis pelinhas, por até 4 semanas.
Sim. O Método Russo oferece soluções para todos os comprimentos de unhas, não importa se você simplesmente prefere unhas curtas ou se enfrenta dificuldades para deixá-las crescer. Na primeira sessão, realizaremos uma análise minuciosa de suas mãos para identificar a melhor estratégia de cuidado para suas unhas no curto, médio e longo prazo. Se algumas unhas não tiverem borda livre suficiente para receber a Esmaltação de Alta Precisão, nossa equipe provavelmente vai sugerir restaurar as extremidades, garantindo harmonia e feminilidade ao conjunto.
Não. Esses procedimentos são adaptações realizadas por manicures brasileiras, que desenvolveram técnicas artesanais na tentativa de dar uma sobrevida ao esmalte comum e um pouco mais de resistência às unhas. No entanto, o Método Russo vai muito além disso, oferecendo uma solução completa, estruturada e de longo prazo para a recuperação e fortalecimento das unhas. Uma de suas técnicas mais notáveis é a Restauração de Unhas Danificadas, que recupera trincas, lascas e irregularidades, além de corrigir desvios de eixo e curvaturas em unhas planas, côncavas ou pouco convexas.
Não. O Método Russo vai exatamente na contramão das extensões artificiais, sejam elas de gel, fibra ou acrílico. A diferença não está nos materiais ou nas técnicas que usamos, mas sim no conceito. Ao contrário do alongamento que propõe a substituição das unhas naturais por próteses, difundindo a ideia de que não é possível ter unhas naturais longas, o Método Russo foca na sua recuperação, conservação e fortalecimento. Em 3 ou 4 sessões, suas unhas ficarão fortes como nunca e naturalmente alcançarão o tamanho desejado.
Não. Sabemos que nos alongamentos é comum a prática de completar com esmalte somente a parte da unha que cresceu. Por priorizar a saúde das unhas naturais, o Método Russo não permite deixar o mesmo material aplicado por longos períodos. Isso se deve ao potencial risco à saúde que o material antigo representa, podendo ocultar infiltrações, fungos e outras doenças. Portanto, em cada visita, nossas profissionais removem completamente a camada anterior, inspecionam a integridade das unhas e cutículas, e só então procedem para uma nova esmaltação.
Nenhum. Mesmo que constassem no dicionário, termos como “cutilagem” ou “cuticulagem” seriam muito limitados para definir o nosso trabalho. Já “manicure russa” é o apelido que os norte-americanos deram ao procedimento, cujo nome correto é “Manicure com Aparelho”. Sinônimo de um cuidado genuíno com as unhas, essa técnica vai muito além de uma simples remoção de cutícula. Ela inclui a esfoliação de microcalosidades e um sofisticado lixamento, que determina o comprimento ideal das unhas e a harmonização do formato, de acordo com as mãos de cada cliente.
As técnicas comuns até podem parecer, a princípio, mais econômicas. Mas se você fizer as contas de forma mais cuidadosa, vai perceber que a Bela Russa oferece uma relação custo-benefício muito mais vantajosa. Com durabilidade de até 30 dias, tanto para a esmaltação quanto para as cutículas, o ganho é concreto: enquanto as técnicas comuns exigem gastos semanais, na Bela Russa o investimento é mensal. A menor frequência também reduz custos com traslados e estacionamentos, e evita interrupções ao longo do mês, tornando sua rotina muito mais produtiva.
Nossos Esmaltes
Gel. Utilizamos um esmalte gel de longa duração conhecido como "buff off" destinado ao uso exclusivo de profissionais. Devido à sua elevada durabilidade, a remoção desse esmalte requer o uso de fresas especiais de cerâmica. O processo de aplicação segue um sistema trifásico, compreendendo base, cor e top. Em contraste com os produtos comumente encontrados no mercado nacional, nossos esmaltes são hipoalergênicos e contam com certificação dos principais órgãos reguladores europeus.
Não. Mas em relação aos esmaltes comuns, você poderá notar que suas unhas ficarão ligeiramente mais espessas no centro, pois aplicamos mais esmalte nessa área de propósito, para uniformizar a curvatura e aumentar a resistência. Inclusive, essa é uma das marcas registradas das unhas russas. Mas isso não significa que suas unhas ficarão com uma aparência grosseira. Para manter a delicadeza, reduzimos o esmalte nas bordas, garantindo que fiquem bem fininhas nas pontas e super confortáveis para o uso diário.
Não. Os esmaltes profissionais que utilizamos requerem fresas especiais para sua remoção. Tentativas de removê-los em casa, utilizando lixas ou acetona, podem danificar suas unhas. Embora existam esmaltes gel não profissionais que podem ser facilmente removidos com removedores especiais, sua vulnerabilidade a produtos químicos impedem que durem até 30 dias. Para a retirada do material, oferecemos um serviço gratuito de remoção. Basta agendar um horário com a gente, e o procedimento será realizado como encaixe, em apenas 15 minutos.
Não. Embora as unhas não possuam vasos sanguíneos ou tecidos vivos, a crença de que as unhas precisam respirar é um mito comum. Essa ideia provavelmente surgiu entre as mulheres que costumam dar uma pausa para permitir que as unhas se recuperem do amarelamento causado pelos esmaltes convencionais ou do desgaste provocado pelos alongamentos. Porém, no Método Russo isso não ocorre, pois o pigmento não entra em contato com as unhas e a superfície não é lixada. Na verdade, recomendamos evitar essa pausa, pois sem a esmaltação, as unhas ficam mais vulneráveis, aumentando as chances de quebra.
Não. Realizar a manicure (do francês, cuidado com as mãos) é essencial para preparar as unhas antes da esmaltação, a última etapa do Método Russo. Além da remoção da cutícula e calosidades dos dedos, a superfície da placa é limpa e polida, e a borda livre recebe um minucioso lixamento, garantindo que o formato e comprimento das unhas estejam em completa harmonia com o biotipo das mãos. Em outras palavras, aplicar a esmaltação sem realizar a manicure seria como pintar uma casa sem corrigir e preparar as paredes para receber a tinta.
Não. No Método Russo, a troca de cor requer uma sessão completa, cujo intervalo mínimo é de 15 dias. Além de estressante para as unhas, na nossa visão, realizar um novo procedimento em intervalo menor não faz sentido, uma vez que o Método Russo garante unhas e cutículas impecáveis por até 4 semanas. Além disso, observamos que a maioria das mulheres brasileiras prefere os mesmos tons: nudes, vermelhos, claros e escuros. Acreditamos que fazer as unhas toda semana só se tornou um hábito devido à baixa qualidade dos esmaltes comuns, que duram poucos dias.
Não. Na Bela Russa, utilizamos exclusivamente esmaltes com as tecnologias mais avançadas. Os esmaltes comuns existem há mais de um século e, embora ainda estejam presentes nas prateleiras de supermercados em países como Rússia, Estados Unidos, Japão e na Europa, eles atendem principalmente ao público adolescente, que em busca de economia, prefere pintar as unhas em casa. No entanto, nos salões profissionais, esses esmaltes foram gradualmente substituídos por novas tecnologias que oferecem maior durabilidade, acabamento superior e mais segurança para clientes e profissionais.
Não. Trabalhamos exclusivamente com materiais homologados, mantendo um padrão elevado e uma experiência consistente para nossas clientes. Sabemos que, influenciadas por uma biossegurança duvidosa e esmaltes de baixa durabilidade, as brasileiras se habituaram a levar seus próprios alicates e esmaltes, garantindo assim a higiene e a possibilidade de retocar as unhas sempre que ocorre uma lasca ou arranhão. Contudo, na Bela Russa, nossa biossegurança é rigorosa e utilizamos apenas esmaltes de alta durabilidade, eliminando de vez essas preocupações.
Se a sua dúvida não estava na lista acima, não hesite em nos contatar através do nosso chat (o ícone está localizado na parte inferior da página, à direita), ou enviando-nos uma mensagem pelo nosso formulário de contato abaixo.