Como você fala: cutilagem, cuticulagem ou cutilação?

Nenhuma das alternativas existe no dicionário e, mesmo se existissem, não seriam adequadas. O serviço de manicure dentro do método russo original resgata o verdadeiro significado da palavra manicure: do francês, manucure que dizer “cuidado com as mãos”. Mesmo que fossem aceitos como forma de neologismo, os termos cutilagem, cutilação ou cuticulagem fazem referência à remoção da cutícula, que é apenas uma das etapas do serviço de manicure com o método russo original. Ao utilizar o aparelho, promovemos também a remoção minuciosa do pterígio e o polimento de microcalosidades das dobras ungueais.

Mas o serviço de manicure no método russo vai muito além do uso do aparelho. Durante o procedimento, o biotipo das mãos é avaliado e, com o uso de lixas especiais, é realizada uma refinada técnica de lixamento para determinar a relação de comprimento ideal entre as unhas e a escolha do formato mais adequada para cada cliente. O resultado é um aspecto harmônico e feminino para as mãos.

Em casos de unhas danificadas, ainda é realizada a técnica de restauração, evitando assim, sacrificar o comprimento das demais unhas que estão saudáveis. Por isso, qualquer termo que reduza a complexa técnica de cuidado com as mãos a uma simples remoção de cutícula, seria muito limitado para denominar um serviço com tantos procedimentos e etapas.

Ao final, nem cutilagem, nem cuticulagem, nem cutilação. O mais indicado é chamar o sofisticado serviço de cuidado com as unhas daquilo que ele realmente é: manicure.