Deu certo: união entre uma russa e um brasileiro cria rede de estúdios

Encontro dos caminhos da russa Olga Radionova e da brasileira Carla Jasmini levou ao desenvolvimento da 1ª rede de franquias de estúdios especializados no método russo original de cuidado com as unhas

O ano de 2017 marcou a chegada de Olga Radionova ao Brasil e o início de uma transformação completa em sua vida. Foi nessa época que a jovem russa, que era contadora e morava no Cazaquistão, aceitou o convite feito pelo então namorado brasileiro, o cineasta e publicitário Cassio Pantoja, para viver em São Paulo (SP).

Pouco tempo após chegar à capital paulista, Olga começou a procurar por um salão onde pudesse ‘fazer as unhas’, prática habitual em sua vida desde a adolescência. Foi surpreendida ao perceber que, por aqui, é comum que as manicures se sentem nas chamadas “cirandinhas”, façam uso de empurradores e alicates para a remoção das cutículas e lambuzem os dedos com esmaltes para obter uma cobertura completa das unhas.

“Minha primeira impressão ao ver as mulheres sentadas nas cirandinhas, que são baixas e desconfortáveis para trabalhar, correndo atrás das clientes de um lado para o outro no salão enquanto elas faziam os cabelos, em uma tentativa de conseguir terminar as unhas, foi de que estava vivendo uma cena da novela ‘A Escrava Isaura’, exibida pela TV Globo na década de 1970 e que foi exportada para diversos países em todo o mundo. Nunca havia visto nada semelhante. As manicures que eu conhecia até então trabalhavam sentadas à mesa, posicionadas na mesma altura da cliente, com postura adequada e ergonômica para o desenvolvimento das atividades, de forma que os diálogos pudessem se desenvolver olhos nos olhos”, conta.

Outra surpresa para Olga foi ver que as cutículas são literalmente cortadas e que na hora do embelezamento das unhas é comum lambuzar até as laterais dos dedos, ao redor das unhas, com os esmaltes e fazer a remoção da tinta borrada com acetona.

“Em vez de sair com as unhas lindas, muitas vezes a cliente acaba sofrendo cortes e sai machucada ou com alergias aos químicos utilizados. Achei estranho e até agressivo.

Apenas no Brasil as unhas são feitas dessa forma”, diz Olga, que cresceu cuidando de suas unhas com o método russo original, pelo qual a remoção das cutículas é feita com um aparelho de microdermoabrasão, que ajuda a reduzir o crescimento das cutículas, e há aplicação do esmalte com precisão, o que elimina as chances de desenvolvimento de alergias.

“Poucas pessoas sabem, mas é o uso do alicate e a remoção da cutícula com instrumento de corte que estimula o sistema imune a produzir mais cutículas e acelera o seu crescimento. Por isso, nesse método convencional, existe a necessidade de ‘fazer as unhas’ semanalmente”, explica a especialista.

Depois de diversas tentativas frustradas de fazer as unhas em salões por São Paulo, Olga Radionova enxergou na sua necessidade a oportunidade de desenvolver no Brasil um modelo de negócios baseado na forma de fazer as unhas como ela estava acostumada. Afinal, o Método Russo Original é uma das formas mais seguras de cuidar das unhas, é a técnica que mais cresce no mundo, existe há mais de 50 anos e é utilizada em diversos países. Então, ela resolveu que junto com a nova vida no Brasil também se dedicaria a uma nova profissão, que sempre amou, mas que deixou de lado pela segurança e estabilidade que a Contabilidade oferecia às mulheres em sua terra natal. Com o apoio de Cassio Pantoja, Olga buscou no exterior todos os equipamentos e aparatos necessários, fez cursos, aperfeiçoou suas habilidades e, finalmente, deixou a carreira como contadora para trás.

Pouco tempo depois, Olga Radionova e Cassio Pantoja se juntaram ao sócio Julio Andrade e criaram o Grupo RNSA, detentor da RNSA School, primeira escola brasileira especializada no ensino do Método Russo Original de cuidado com as unhas, cujo propósito era formar especialistas no método original, sem adaptações, com qualificação de alto nível, para que pudessem se destacar no mercado de trabalho, seja no Brasil ou em qualquer outro país do mundo.

A essa altura, Olga Radionova já era considerada a maior autoridade nas técnicas do Método Russo Original no Brasil. Ao longo de 3 anos, ela ajudou a escola a formar dezenas de alunas. Foi justamente o rápido crescimento e a repercussão da RNSA School nas redes sociais que chamaram a atenção da economista goiana Carla Jasmini. Então, os caminhos de Olga e Carla se encontraram.

Carla Jasmini estava à procura de um negócio para investir na área de beleza. Durante suas pesquisas, encontrou a RNSA School e ficou encantada com o Método Russo Original de cuidado com as unhas. Carla tinha o hábito de roer as unhas e viu no método russo a oportunidade de deixar o costume. Também enxergou ali a oportunidade de levar a experiência do Método Russo Original para as mulheres brasileiras, carentes de serviços de qualidade no cuidado com as unhas.

No início do primeiro trimestre de 2021, Carla contratou a RNSA School para realizar a acreditação de um novo estúdio em Goiânia, incluindo recrutamento, seleção e curso de capacitação das manicures especialistas, além da padronização do espaço físico, com todas as especificações necessárias para que o local estivesse em conformidade com os padrões russos. Assim nasceu a Bela Russa.

No mês de março do mesmo ano, com apenas três meses de funcionamento, a Bela Russa já era um grande sucesso. A agenda do estúdio russo-goiano estava lotada, inclusive, com fila de espera. Essa inauguração bem-sucedida chamou a atenção dos fundadores do Grupo RNSA, que decidiram adquirir a marca Bela Russa e transformá-la na 1ª rede de estúdios russos de cuidado com as unhas do Brasil. Assim, Carla Jasmini, além de ser proprietária da primeira unidade Bela Russa, se tornou, também, sócia de Olga Radionova, Cassio Pantoja e Julio Andrade no Grupo RNSA.

A RNSA School se tornou, então, o centro de capacitação exclusivo de profissionais especializadas no método russo original para a rede de franquias Bela Russa e representa um dos maiores diferenciais competitivos do negócio. Além disso, a Bela Russa também tem o suporte da RNSA Hunter, que faz todo o processo de recrutamento e seleção das manicures com habilidades para receber o treinamento que as transformará em verdadeiras especialistas no método russo de cuidado com as unhas. Atualmente, a rede Bela Russa tem seis franquias em operação.

“Nossas unidades estão localizadas em Goiânia (GO), Brasília (DF), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP). Em breve, teremos mais uma operação na região Centro-Oeste, totalizando 7 estúdios franqueados, e até o final do ano queremos somar mais 8 franquias à nossa rede, chegando a 15 operações. Acabamos de concretizar nossa entrada na capital paulista, cidade onde fica a sede do Grupo RNSA. Escolhemos fazer a estreia da rede na Vila Nova Conceição, um dos bairros mais disputados da maior cidade da América Latina”, detalha Julio Andrade, gerente de marketing da Bela Russa. “Nosso modelo de negócios está testado e o sucesso é certo. As franquias que estão em operação vêm garantindo ótimos resultados e as clientes que experimentam o método russo original se apaixonam desde o primeiro atendimento. Isso, porque o resultado estético é muito superior e a relação custo-benefício é realmente compensadora. Afinal, é possível permanecer com as unhas bem cuidadas por até 30 dias, graças à combinação de técnicas avançadas, caso da microdermoabrasão com aparelho, que não ativa o sistema imunológico e, consequentemente, desacelera o crescimento da cutícula, e a esmaltação de altíssima precisão, por meio da qual o esmalte gel de última geração é aplicado somente sobre as unhas, sem lambuzar ou sequer encostar na pele ao seu redor, eliminando as chances de alergias. É o sonho, que até então parecia impossível para a brasileira, de poder ter suas próprias unhas naturais do tamanho desejado”, finaliza Andrade.

Press Release Original | Julho de 2022.